quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Aprimorando a prática pedagógica

A aprendizagem, é a aquisição de conhecimentos e habilidades, usados na solução de problemas do dia à dia. O aluno, desenvolve seus conhecimentos quando integra-se socialmente, descobrindo respostas e participando ativamente das soluções que, contribuirão no contexto social onde está inserido.
O professor, tem o papel relevante nesse processo, e por isso, deve conhecer as aptidões e dificuldades de cada aluno, estando atento para aproveitar os momentos favoráveis à aprendizagem.
Sendo assim, o computador e aqui em especial, as aulas interativas, são ferramentas lúdicas indispensáveis que contribuem no aprendizado e desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos. Os jogos de alfabetização, proporcionados nas aulas de informática, vem a cada dia enriquecendo  a prática pedagógica e estimulando de forma significativa o aprendizado dos alunos.

Professora: Roseli Malvina Furtado
Série: 3º ano 03







quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Atividades Espontâneas

E.E.F DEPUTADO WALTER VICENTE GOMES
PROFESSORA: LEILA MAFIOLETTI DA CUNHA
4ª ANO 01 MATUTINO

TEMA DESENVOLVIDO: MEIO RURAL E URBANO
MAQUETE

Através deste trabalho foi possível explorar dentro do contexto escolar, a importante contribuição do meio rural para o processo da vida urbana a qual estamos inseridos diariamente, bem como levar as crianças a compreenderem as diferenças existentes entre o campo e a cidade.  Pronta as maquetes retrataram muito do que as crianças vivenciaram, experimentaram e aprenderam durante o trabalho. As maquetes apresentam todo o esforço coletivo do grupo que em conjunto, compartilhou idéias, desejos, sentimentos e expectativas.
Segundo, Freinet, “As atividades espontâneas, pessoais e produtivas, eis o ideal da escola ativa... Partir da atividade espontânea das crianças; partir de suas atividades manuais e construtivas; partir de suas atividades mentais, de suas afeições, de seus interesses, de seus gostos predominantes; partir de suas manifestações morais e sócias tais como se apresentam na vida livre e natural de todos os dias, segundo as circunstâncias, os acontecimentos previstos ou imprevistos que sobrevêm eis o ponto inicial da educação”.




















A aprendizagem se dá na interação professor-aluno em que o primeiro precisa saber o que diz ou faz e o aluno precisa compreender o que este lhe diz.
A escola aqui é instrumento de apropriação do saber contribuindo para eliminar a seletividade social garantindo a todos a apropriação dos conteúdos básicos que tenham significado na vida dos alunos.
 Leila Mafioletti da Cunha