terça-feira, 19 de junho de 2012

Festa Junina

A turma do 4º ano 01 período matutino, juntamente com a professora regente Giane, elaboraram um rico conteúdo sobre as tradicionais festas juninas a partir de pesquisas. Com a pesquisa em mãos, os alunos supervisionados pela professora, produziram cartazes criativos e explicativos, expressando seus sentimentos e resgatando a cultura e as tradições, fazendo uso da criatividade e dos diferentes tipos de linguagem.
O trabalho teve como objetivo, discutir sobre a temática onde história, culturas e tradições contém ensinamentos que mudam conforme o enfoque e com isso, perceber as diferenças encontradas nos mais variados textos culturais.







Profª Giane Hermans

quinta-feira, 17 de maio de 2012


Pensando no assunto... "Família"

     Entende-se por família,  um núcleo de pessoas unidos por laços afetivos que se cuidam e promovem a autonomia uns dos outros, que costumam ou não, compartilhar o mesmo teto... Todavia, deve-se compreender as constantes evoluções da família, pois seus laços afetivos podem experimentar o encanto do amor e a tristeza do ódio, e que  morar sobre o mesmo teto depende destas fases contrastantes, ou seja, a família deve ser um centro de referência, onde se busca e se vivencia o amor, não simplesmente um mero alojamento

     A família, não importa o núnero de pessoas que a compõem, se é muito grande ou se é muito pequena, ela é, e sempre será o ponto de referência de nossas crianças e adolescentes!

Profª Marcinha

















Imagens: Proº Danny

         "Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova."

                                                                                              Mahatma Gandhi


segunda-feira, 14 de maio de 2012

                                    Dia das Mães

 
O dia das mães na EEF Dep. Walter Vicente Gomes, foi comemorado não apenas como mais uma data do Calendário Escolar, mas acima de tudo foi um momento de confraternização entre mães, filhos e professores. Os alunos homenagearam suas mães com versos, poesias, teatro e um grande coral, onde todos juntaram a voz e através de algumas canções, entre elas  a música “Amor sem limites” de Roberto Carlos, emocionaram a todos os presentes. As mães orgulhosas assistiram seus “artistas” que no palco se esmeravam para demonstrar todo o amor filial.

Em um ambiente simples mas harmonioso, decorado com frases e trabalhos realizados pelos próprios alunos,  as mães foram acolhidas.

As mães professoras também foram lembradas e homenageadas pelos alunos e a mãe de uma aluna também fez uso da palavra enaltecendo e agradecendo o trabalho dos  professores para com seus filhos. Com a presença das coordenadoras de ensino senhoras Ivete, Lenir e Dail a diretora Sra. Lourete agradeceu a todos e convidou para cantarmos o “Parabéns” para as Mamães, que depois partilharam um lanche junto a seus filhos.

São eventos como estes que justificam a visão da escola de tornar o ambiente escolar um local prazeroso que incentive e viva os valores humanos.

Profª Iolanda





















 

 Fotos: Profª Marcinha

quarta-feira, 25 de abril de 2012

E. E. F. DEP. WALTER VICENTE GOMES
DISCIPLINA: HISTÓRIA
PROFª : LEOCLÉSIA BISCAINO
7º ANO I
SEMANA MUNDIAL DA ÁGUA
19 A 28 DE MARÇO
Objetivos:
·         Conscientizar os educandos sobre a importância de preservar os mananciais.
·         Perceber que cada indivíduo é responsável pelo uso adequado da água;
·         Identificar a importância da mata Ciliar para a preservação das nascentes e cursos dos rios.

Conteúdos

·        Apresentação da Declaração Universal da Água.
·        Leitura dos artigos.
·        Discursão dos artigos.
·        Saída para estudo: visitação na Estação de Tratamento da Água.


Avaliação

·        Realização de um painel contendo informações sobre o uso adequado da água;
·        Confecção  de cartazes com  dicas de como evitar o disperdício de água;
·        Relatório sobre a saída de campo.











Declaração Universal dos Direitos da Água

Em 22 de março de 1992 a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o "Dia Mundial da Água", publicando um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água". Eis o texto que vale uma reflexão:
1.- A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.
2.- A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
3.- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
4.- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
5.- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
6.- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
7.- A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
8.- A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
9.- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
10.- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.



Houve um tempo em que o professor em sala de aula, agia como soberano. Todavia, com a evolução  tecnológica esse perfil profissional já não mais se adéqua à realidade.

O avanço da era digital possibilitou a democratização do conhecimento impedindo que o saber se fixasse a uma só instituição. O computador e seus recursos, e aqui mais precisamnete a internet, responsável por popularizar, facilitar e estreitar as barreiras entre pessoas e os conhecimentos.

        Considerando o que foi escrito acima, o educador tem como desafio, mediar os conhecimentos para precisar a busca dos alunos, uma vez que as fontes virtuais não são todas de total confiança e logicamente cabe ao professor  fornecer os meios para a resolução dos problemas inerentes ou não aos conteúdos.

"Dar condições aos alunos, para que desenvolvam as capacidades: do pensar, criticar e filtrar as fontes de pesquisa e saber usar as ferramentas disponíveis no computador, certamente  contribuirá com o processo construtivo bem como, com a formação  dos mesmos."

 Profª Marcinha


.