quarta-feira, 25 de abril de 2012

E. E. F. DEP. WALTER VICENTE GOMES
DISCIPLINA: HISTÓRIA
PROFª : LEOCLÉSIA BISCAINO
7º ANO I
SEMANA MUNDIAL DA ÁGUA
19 A 28 DE MARÇO
Objetivos:
·         Conscientizar os educandos sobre a importância de preservar os mananciais.
·         Perceber que cada indivíduo é responsável pelo uso adequado da água;
·         Identificar a importância da mata Ciliar para a preservação das nascentes e cursos dos rios.

Conteúdos

·        Apresentação da Declaração Universal da Água.
·        Leitura dos artigos.
·        Discursão dos artigos.
·        Saída para estudo: visitação na Estação de Tratamento da Água.


Avaliação

·        Realização de um painel contendo informações sobre o uso adequado da água;
·        Confecção  de cartazes com  dicas de como evitar o disperdício de água;
·        Relatório sobre a saída de campo.











Declaração Universal dos Direitos da Água

Em 22 de março de 1992 a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o "Dia Mundial da Água", publicando um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água". Eis o texto que vale uma reflexão:
1.- A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.
2.- A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
3.- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
4.- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
5.- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
6.- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
7.- A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
8.- A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
9.- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
10.- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.



Houve um tempo em que o professor em sala de aula, agia como soberano. Todavia, com a evolução  tecnológica esse perfil profissional já não mais se adéqua à realidade.

O avanço da era digital possibilitou a democratização do conhecimento impedindo que o saber se fixasse a uma só instituição. O computador e seus recursos, e aqui mais precisamnete a internet, responsável por popularizar, facilitar e estreitar as barreiras entre pessoas e os conhecimentos.

        Considerando o que foi escrito acima, o educador tem como desafio, mediar os conhecimentos para precisar a busca dos alunos, uma vez que as fontes virtuais não são todas de total confiança e logicamente cabe ao professor  fornecer os meios para a resolução dos problemas inerentes ou não aos conteúdos.

"Dar condições aos alunos, para que desenvolvam as capacidades: do pensar, criticar e filtrar as fontes de pesquisa e saber usar as ferramentas disponíveis no computador, certamente  contribuirá com o processo construtivo bem como, com a formação  dos mesmos."

 Profª Marcinha


.
Visitação ao Museu Egípcio Itinerante

No dia nove de abril de 2012, os alunos do 8º Ano da escola de ensino fundamental deputado Walter Vicente Gomes, juntamente com as professoras Maria Aparecida Ferreira Justino e Miriam dos Santos realizaram a visitação ao Museu Egípcio Itinerante no Shopping Itaguaçu na cidade de São José.
                Os alunos tiveram a oportunidade de apreciar um acervo de diversas pinturas sobre papiros, esculturas, fotos e as réplicas de múmia e do sarcófago de Tutucamón, no qual estavam representados diversos aspectos da civilização antiga do Egito.
                Os estudantes assistiram à palestra com o egiptólogo e artista plástico Essam Elbattal que apresentou diversos temas sobre a cultura egípcia como a escrita hieroglífica, os papiros e religiosidade na antiguidade. Os alunos esclareceram dúvidas e curiosidades sobre o Egito por meio de perguntas dirigidas ao egiptólogo.
Profª Maria Aparecida F. Justino








terça-feira, 3 de abril de 2012

SOBRE AULAS DE INFORMÁTICA

É evidente que, com o passar do tempo,  a informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas. Seu apoio na educação, já é visto como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando significativamente. Esta ferramenta, enriquece o trabalho dos professores, e auxilia as crianças a ver um novo jeito de aprender e conhecer o mundo, pois quando se aprende a lidar com o computador, novos horizontes se abrem.
     Hoje é possível encontrar o computador nos mais variados contextos: empresarial, acadêmico, domiciliar em fim, o computador veio para inovar e facilitar a vida das pessoas, não para complicar. É certo que o uso inadequado ou a falta de conhecimento de quem o usa, pode sim, produzir complicações momentâneas e futuras porém, não se pode fugir dessa realidade tecnológica. Então, partindo destas colocações, a educação deve acompanhar esta realidade e vislumbrar aprendizagem significativa a todos os momentos.
Nossa escola, está se adequando às tecnologias, para proporcionar  aprendizagem inovadora e de qualidade ao aluno, onde o mesmo possa  sentir-se como um ser globalizado, participativo e capaz de interagir e competir com igualdade na constante busca de seus ideais. 
A exemplo disto, eis a seguir, algumas fotos que comprovam o entusiasmo dos alunos trabalhando com alguns recursos do computador, após ser abordado o tema Meio Ambiente com ênfase nos assuntos: Água e Mata Ciliar.
Profª Marcinha